04/12/2011

Dicas para quem está começando seu brechó online


Olá! Dessa vez decidi fazer um post diferente e passar algumas dicas para quem quer começar o seu próprio brechó virtual. Acho que nunca cheguei a comentar que o Bazar B existe desde junho de 2010. Eu nunca tive um brechó virtual antes, então posso dizer que, de lá pra cá, muito do que eu aprendi foi botando a mão na massa! Como o número de brechós virtuais é cada vez maior, acho que algumas dicas amigas para quem está começando podem cair muito bem! Vamos lá?  ;) 


Pratique o desapego!
Essa talvez seja a dica mais importante. Lembra daquele vestido caríssimo que você usou uma única vez? Ou aquela calça de marca que não serve mais? Pois bem, do que adianta ficar acumulando coisas que não usamos dentro do armário?  Às vezes nosso apego é tão grande que ficamos com peninha de passar nossas coisas adiante, mas, com um brechó, a ideia de conseguir uma graninha em troca pode tornar a situação um pouco menos dolorosa.
Abra seu armário e separe tudo (eu disse TUDO) aquilo que você não usa mais: roupas que saíram de moda, coisas que você ganhou de presente e não tem nada a ver com você, peças que não servem mais... abra espaço para o novo!  Tenho certeza que você vai se sentir mais leve depois que fizer isso! ;) 


Bom senso
Depois de ter separado tudo, analise bem cada peça e faça uso do seu bom senso. Não adianta querer vender coisas que saíram demais da moda ou que não estão no seu melhor estado de conservação. Isso pega mal inclusive para o seu brechó! Coloque numa sacola tudo aquilo que estiver mais surradinho e encaminhe para doação, as demais peças são bem-vindas! 

Roupa lavada
Muitas pessoas fogem dos brechós físicos por causa do cheiro de mofo e da falta de conservação. E já que você separou suas melhores peças para o seu brechó virtual, não custa nada colocar elas na máquina de lavar antes de vender, né? 


Bem na foto
Um dos maiores dilemas das lojas virtuais é que os seus clientes não podem experimentar os seus produtos. Por isso, forneça as medidas e fotografe cada peça. No caso das roupas, vale fotografar elas no corpo e até montar looks, assim as pessoas podem ter uma ideia de como elas ficam. Não esqueça de dar um close nos detalhes, como bordados, estampas ou aplicações. 


Divulgue, divulgue, divulgue
Ok, peças fotografadas, blog no ar e agora? Para começar a vender as pessoas precisam saber que seu blog existe. Faça uma conta no Orkut, Twitter e/ou Facebook e vá adicionando contatos, troque links com outros blogs, comente em outras páginas... aos poucos seu número de visitas irá aumentar e seu blog ficará conhecido. Mas cuidado, embora seja importantíssimo divulgarmos nosso negócio, ninguém gosta de spam, então tenha moderação!   


Faça parte de comunidades de brechós
Existem várias comunidades de brechós online (como o Busca Brechó e o Alameda Brechó) que divulgam suas peças por um valor mensal e/ou fornecem espaço para anúncios. É uma boa ideia para quem quer investir nesse lado, já que esses sites recebem muuuuuitas visualizações.

Recalcule preços
Está com uma peça parada há muito tempo no seu brechó? Reduza o preço! Ofereça descontos, frete grátis, duas peças pelo valor de uma e assim por diante. Promoções são sempre bem vindas!

E para saberem que o negócio está funcionando...
Divulgue também as suas vendas! Isso passa confiança para seus clientes e todo mundo vai saber que você não é caloteira (infelizmente elas existem por aí, né?). Vale postar no Twitter, criar uma pasta no Orkut/Facebook ou até separar um cantinho no blog. Lembre-se de sempre atualizar os posts e marcar as peças que já foram vendidas! 


E aí, gostaram das dicas? Espero que elas sejam úteis! Se alguém tiver alguma dúvida é só perguntar! Boas vendas! ;) 

4 comentários:

  1. Nossa adorei o seu post vc esta de parabéns!!!inclusive estava querendo montar um msmo quer dizer ja fiz e tal,só q ainda não tive tempo de passar a diante,mas valeu msmo pela dica,outro dia ate perguntei como eu faria e tal e a menina de outro brecho não me respondeu...bjos
    Danília

    ResponderExcluir
  2. Olá, valeu msm pelas dicas, eu e minha irmã estamos montando um brechó agora, inclusive gostari de trocar links, tudo bem?

    o nosso é bazar-dasmeninas.blogspot.com

    Abraços / Obrigada
    Jach

    ResponderExcluir
  3. Oi flor,

    estava lendo sua postagem e me deparei com um dilema....rs. Tenho o meu a 4 anos e sempre que vendo/troco e passo o cod. de rastreio para minha cliente ja digo para salvar a imagem pois ela será descartada. Sempre achei que cansaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa ficar vendo paginas e paginas dizendo vendida ( e pra falar a verdade se passa duas e continua lá: vendida, pulo para outro pq não tenho paciência....rs, já ateé pensei em fazer uma campanha: apaguem pelo amor de Deus!.....rs). Mas hoje ao ler fiquei na dúvida se realmente deve-se manter algumas ( e somente algumas) peças postadas vendidas, pq apesar de vender as pessoas podem "duvidar"....rs. Vou rever meus conceitos,

    Bjs e obrigada pela dica,

    Nanda
    flordanoite54@hotmail.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fernanda, obrigada pelo seu comentário!
      Você tem razão, às vezes páginas mais páginas de itens vendidos pode ficar cansativo. Por isso eu criei uma página a parte onde eu coloco as fotos de todas as peças que foram vendidas e também uma outra com os itens que ainda estão disponível. Quem sabe também funcione com seu blog. ;)
      Beijo!

      Excluir